Existem muitos mitos sobre a Planta Camellia sinensis, e várias pessoas acham que sua infusão, em especial do Chá Verde, é amarga. Mas a verdade é que normalmente ela é realizada de forma errada.
Para tomar um bom Chá, você pode evitar alguns erros comumente cometidos, que acabam amargando sua bebida. Tal procedimento cabe perfeitamente para a produção artesanal e comercial da sua Kombucha ou seu Chá diário.
Confira 5 dicas infalíveis para não errar mais e obter todo o potencial de sabor e propriedades nutritivas dessa rica bebida que agrada a todos os paladares. Bora lá!
1. Escolha um Chá de boa qualidade
É muito importante atentar-se à qualidade das folhas e ao armazenamento. Para isso, é necessário ter uma fonte de compra confiável. Ela é responsável por atestar a origem, plantio, cuidado, cultivo, processo, ingredientes, componentes, alergênicos, informações nutricionais, validade e manipulação necessária.
2. Acerte na quantidade de folhas de Chá
Errar na quantidade de folhas, para mais ou para menos, também pode comprometer a sua infusão. A quantidade pode variar, mas a medida básica para o preparo de 1 xícara (chá) de 200ml é aproximadamente 2g a 3g de folhas.
Porém, é importante atentar-se para a recomendação existente na embalagem e também o tipo de preparação que irá utilizar as folhas: bebidas frias, quentes, Kombucha, fermentados, molhos, sobremesas, caldos, cremes, entre outros.
3. Use água de boa qualidade
Utilizar água de má qualidade pode comprometer sua infusão. A água deve ser potável, sem componentes que trazem sabores para a sua bebida ou alterem seu pH. Prefira água filtrada ou mineral, a mais acessível que tiver.
Caso você more em um local onde haja algum problema com a qualidade da água, você pode fervê-la antes de preparar sua bebida. Deixe esfriar até a temperatura ambiente e depois, faça sua infusão.
4. Infusione na temperatura correta
Essa é uma característica comumente negligenciada pela maioria das pessoas, já que muitos fervem a água (ebulição) e então adicionam as folhas para infusão. Isso afeta diretamente a qualidade e sabor de sua bebida.
A temperatura da água para a infusão está relacionada com o tipo de chá. Em linhas gerais, recomenda-se as seguintes temperaturas para cada família da planta Camellia sinensis e outras infusões.
* Branco: 70°C a 90°C
* Verde: 60°C a 75°C
* Amarelo: 70°C a 80°C
* Oolong: 80°C a 90°C
* Preto: 80°C a 100°C
* Escuro: 80°C a 100°C
* Infusões de Frutas ou Ervas (Tisanas): 100°C
5. Infusione pelo tempo correto
O tempo de infusão é outra variável de acordo com cada família da planta Camellia sinensis e, normalmente oscila de 1 1 a 5 minutos. Em linhas gerais, recomendamos os tempos a seguir:
* Branco: 2 a 5 minutos
* Verde: 1 a 3 minutos
* Amarelo: 1 a 3 minutos
* Oolong: 1 a 4 minutos
* Preto: 1 a 3 minutos
* Escuro: 15 segundos (pré-lavagem) a 5 minutos
* Infusões de Frutas ou Ervas (Tisanas): 3 a 5 minutos
Conte-nos qual TIPO DE CHÁ você usa em seu dia a dia e na produção de suas Kombuchas Artesanais! Mande um Zap pra gente com suas Dúvidas e vamos te ajudar!
Por: Chá Do - Adaptação Probióticos Brasil
QUAL O PRÓXIMO PASSO? Os Chás indicados pela Probióticos Brasil, tem a garantia por serem utilizados tanto para consumo próprio, quanto para a produção de Scobys e Kombuchas, entre outros testes com Chás. Saiba mais
Comments