top of page

8 Maneiras de fazer a Segunda Fermentação de Kombucha e Kefir de Água

segunda-fermentacao-kefir-agua-kombucha-gas-gaseificacao-refrigerante-natural-caseiro-comprar-obter-conseguir-1

8 Maneiras de fazer a Segunda Fermentação de Kombucha e Kefir de Água


Existem inúmeras razões pelas quais você não deveria consumir refrigerantes comuns carregados de xarope de milho rico em frutose, corantes e produtos químicos prejudiciais ao corpo. Tanto o kombucha quanto o kefir de água fornecem minerais e probióticos, e são fáceis e divertidos de fazer.


Substitua suas bebidas por kefir soda ou kombucha e você terá menos desejos por refrigerantes açucarados. Lembre-se de que o açúcar no kefir soda e no kombucha não é para você, mas sim para as boas leveduras e bactérias consumirem enquanto criam uma carbonatação probiótica natural.


Eles não contêm produtos químicos artificiais nem ingredientes artificiais - além disso, criam a efervescência que muitos de nós desejamos.


Primeira Fermentação

Kombucha e kefir de água são os únicos dois fermentados que não usam tampa durante a primeira fermentação. A primeira fermentação do kefir de água e do kombucha é feita com um pano e um elástico, NÃO com uma tampa.


Segunda Fermentação

A segunda fermentação ocorre após a fermentação inicial (primeira) tanto do kombucha quanto do kefir de água. Isso ocorre porque são fermentações ricas em açúcar. Esses açúcares são consumidos pelas culturas e, se feitos em um recipiente selado, podem se tornar alcoólicos. Portanto, o uso de um pano para a primeira fermentação é importante, já que ambos precisam de ar para fermentar adequadamente e proporcionar o melhor sabor e benefícios!


A segunda fermentação é feita usando uma tampa depois que a maioria dos açúcares foi consumida durante a primeira fermentação. Você adicionará uma pequena quantidade de novo alimento/açúcar em uma garrafa segura para fermentação, para o kefir de água ou o kombucha consumirem e criarem probióticos extras, efervescência e sabor!


IMPORTANTE: Sempre deixar o que chamamos de "headspace", ou seja, um espaço de pelo menos 2 a 3 dedos antes de completar o conteúdo da garrafa. Isso é essencial para ter oxigênio e gerar gaseificação.


Observação: A Kombucha é um tipo de fermento ligeiramente diferente e pode levar mais tempo para a segunda fermentação do que o kefir de água.


Segunda Fermentação do Kefir de Água

Eu faço a segunda fermentação do meu kefir de água por no máximo 1-3 dias (independentemente dos ingredientes usados) para manter o sabor no seu melhor e os benefícios elevados.


8 Maneiras de fazer a Segunda Fermentação de Kombucha e Kefir de Água


1) Com Suco Engarrafado

Eu uso, no máximo 20% de de suco e preencho o restante com kombucha ou kefir de água comum. Em seguida, permito que isso fermente por mais alguns dias (o tempo varia dependendo da receita e da temperatura). Este é o processo mais fácil para iniciantes obterem efervescência em seus fermentados e é o mais consistente.


Para kombucha com suco engarrafado: normalmente, faço a segunda fermentação por 4-6 dias com suco engarrafado. Menos tempo é necessário se sua casa estiver quente (acima de 30°C).


Para o kefir de água com suco engarrafado: o kefir de água fará a segunda fermentação em 1-3 dias.


2) Com Suco Natural / Cru


Adoro usar suco natural para a segunda fermentação. No entanto, os resultados não são tão consistentes quanto o uso de suco engarrafado devido às enzimas naturais do suco cru. Além disso, o suco cru naturalmente tem um teor de água mais alto. Isso pode tornar suas segundas fermentações menos previsíveis e nem sempre tão saborosas. (


O suco engarrafado é pasteurizado, portanto, parte da água do suco foi evaporada e o sabor se intensifica). Quando se usa suco cru, você deve reduzir significativamente o tempo de fermentação, uma vez que o suco cru tem menos açúcar natural do que o suco engarrafado e fermentará mais rapidamente.


Para kombucha com suco cru: normalmente, faço a segunda fermentação com suco cru por apenas 2-4 dias.

Para o kefir de água: o kefir de água com suco cru fará a segunda fermentação em 1-2 dias.


3) Com Fruta Fresca ou Congelada


Eu nunca uso mais do que 1/4 de xícara de frutas e frequentemente uso menos, como uma única peça de fruta por garrafa. Lembre-se de que, se você usar frutas com baixo teor natural de açúcar (como maçã, limão, tangerina), talvez queira adicionar uma pitada de açúcar para impulsionar a produção de efervescência (geralmente 1/2 colher de chá para uma garrafa de 1000 ml).


Também pode ser difícil colocar a fruta na garrafa e depois retirá-la. Você precisará cortá-la para que caiba em cada garrafa. Frutas congeladas também funcionam bem para a segunda fermentação. Elas se comportam de forma semelhante às frutas frescas.


Cuidado ao abrir o recipiente, às vezes a fruta pode sair voando!


Para o kombucha: segunda fermentação por 2-5 dias

Para o kefir de água: segunda fermentação por 1 dia (a menos que sua casa seja fresca)


4) Com Xaropes


Você pode usar ervas maravilhosas, sementes e muito mais para criar sabores deliciosos e proporcionar uma efervescência maravilhosa! Eu uso apenas 1-2 colheres de sopa de xarope por garrafa de 1 litro , então os xaropes caseiros rendem muito. Essas receitas de xarope podem levar um pouco mais de tempo para a segunda fermentação, então tenha isso em mente.


Para o kombucha: geralmente faço minhas fermentações com xarope por 5-14 dias (dependendo da temperatura).

Para o kefir de água: segunda fermentação por 2-3 dias.




5) Ervas e Especiarias


Se você deseja usar algo como favas de baunilha, anis-estrelado ou lavanda para fazer uma segunda fermentação e não quer fazer um xarope, sem problema! Você pode simplesmente adicionar uma colher de chá ou algo parecido da especiaria que deseja adicionar e 1/2-1 colher de chá de açúcar em cada garrafa de 1000ml e permitir a fermentação!

Para o kombucha: segunda fermentação por 2-4 dias (dependendo da temperatura)

Para o kefir de água: segunda fermentação por 1-2 dias


6) Geleias de Frutas Você pode ser criativo e adicionar algo como geleia para fazer a segunda fermentação do seu kombucha. Já fiz isso quando não tinha outros tipos de suco ou frutas disponíveis. Você só precisa de 1/2-1 colher de sopa de geleia para fazer a segunda fermentação. Às vezes, gosto de coar meu kombucha ou kefir de água antes de beber quando uso esse método.


Para o kombucha: segunda fermentação por 3-7 dias.

Para o kefir de água: segunda fermentação por 1-3 dias.


7) Mel, Açúcar, Xarope de Milho, Melaço


Se você deseja um kombucha com sabor "original" ou simples, mas ainda deseja efervescência, você pode fazer uma segunda fermentação adicionando 1/2-1 colher de chá de açúcar, xarope de milho, mel ou melaço a uma garrafa de 1 litros e preencher com kombucha ou kefir de água comum.


Para o kombucha: segunda fermentação por 5-10 dias.

Para o kefir de água: segunda fermentação por 1-3 dias.


8) Frutas Secas


Você pode usar frutas secas como figos, tâmaras, damascos, abacaxi ou uvas passas. Uma colher de sopa de frutas secas funciona bem para uma garrafa de 1 litro.


Este método leva apenas alguns dias! As frutas secas não proporcionam muito sabor, mas são ótimas em uma pitada e têm um gosto único. Eu sempre filtro antes de beber :)


Para a Kombucha: segunda fermentação por 2-5 dias.

Para o Kefir de Água: segunda fermentação por 1-2 dias.

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Está animado para fazer suas próprias combinações de sabores? Peça hoje mesmo seus Grãos de Kefir de Água e seu Scoby para fazer Kombucha. Vamos te ajudar! CLIQUE AQUI


Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos


🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/

👨‍🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/

📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho

1 commentaire


liafbrito
há 3 dias

A segunda fermentação do Kefir de água, se coloca os grãos do Kefir novamente, ou basta o Kefir já coado?

Outra coisa: pretendo fazer um chá de canela com gengibre na proporção de 1 litro de Kefir para 1 litro de chá. É nec diário colocar mais açúcar na segunda fermentação? E se eu colocar alguma fruta seca no lugar do açúcar, fica bom?

J'aime
bottom of page