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O Iogurte e o Kefir são benéficos para fígado?

Existem duas fontes naturais básicas de probióticos benéficos para escolher: kefir e iogurte. Ambos são frequentemente produzidos por meio da fermentação de produtos lácteos, o que resulta no desenvolvimento de bactérias benéficas, microrganismos e leveduras.


A fermentação do leite com uma cultura de bactérias vivas produz iogurte. A cultura fermenta a lactose (o açúcar natural do leite) para formar ácido láctico, conferindo ao iogurte seu sabor característico.


O kefir é uma bebida láctea fermentada que oferece várias vantagens para a saúde. Ele possui alto valor nutricional e uma alta concentração de probióticos. Nutricionistas e profissionais de saúde acreditam que consumir kefir diariamente pode melhorar a saúde em 2-4 semanas.


O kefir proporciona diversos benefícios à saúde, incluindo melhoria da saúde cardiovascular, gastrointestinal, renal, hepática e da pele. Além disso, o kefir possui propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antibacterianas.


O que é o fígado?

O fígado é o maior órgão sólido no corpo humano. Este órgão é essencial para as funções metabólicas, do sistema imunológico e de desintoxicação do seu corpo. Isso significa que, sem um fígado com funcionamento adequado, você não pode viver. Infelizmente, o fígado é afetado por muitos problemas que prejudicam suas funções. Esses problemas incluem:


Hepatite, Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e esteato-hepatite não alcoólica (NASH), Condições autoimunes, Condições genéticas, Câncer, Cirrose, Insuficiência hepática


A doença hepática gordurosa, ou o acúmulo excessivo de gordura no fígado, afeta de 15 a 20% dos adultos americanos.¹

Fatores de risco para a doença hepática gordurosa incluem: Estar acima do peso, Ser diabético, Ter resistência à insulina, Ter níveis elevados de colesterol.


A ingestão frequente de álcool em excesso, poluentes ambientais e certos medicamentos também pode causar uma doença hepática gordurosa. Não existe tratamento medicinal comprovado para a doença hepática gordurosa. Em vez disso, os médicos recomendam que as pessoas com essa condição reduzam seus fatores de risco.


Abordagens convencionais incluem: Melhorar sua dieta, Perder peso, Aumentar a atividade física.



Kefir vs. Iogurte Kefir e iogurte compartilham diversas semelhanças, incluindo as seguintes:


Ambos têm um sabor cremoso; São feitos a partir de produtos lácteos fermentados e outras alternativas; São uma boa fonte de proteína; Contêm probióticos saudáveis, potássio, cálcio e vitaminas do complexo B; São feitos usando levedura ativa, que cultiva as bactérias benéficas.


Por outro lado, kefir e iogurte diferem de várias maneiras, incluindo as seguintes:


Produção


O kefir é principalmente feito fermentando grãos de kefir com leite de cabra, vaca e ovelha. Propriedades rurais e fabricantes geralmente adicionam os grãos de kefir ao leite para fermentá-lo.

Uma vez que o leite está completamente fermentado, eles removem os grãos e os deixam no kefir. Vale ressaltar que esses grãos de kefir podem ser guardados para uso futuro.


Por outro lado, o iogurte é feito aquecendo uma mistura de iogurte, resfriando-a e depois adicionando probióticos benéficos. O iogurte está disponível em vários sabores e também pode ser categorizado em vários tipos, incluindo iogurte islandês, iogurte grego, iogurte europeu e muitos outros.


Contagem de Probióticos


Embora ambos os produtos sejam conhecidos por serem fontes naturais de bactérias benéficas, o kefir contém uma contagem de probióticos mais alta do que o iogurte. Estudos recentes mostram que os grãos de kefir contêm até 61 cepas de bactérias saudáveis e leveduras, incluindo saccharomyces cerevisiae e saccharomyces unisporus, duas das leveduras saudáveis mais benéficas. No entanto, a contagem de probióticos pode variar de um lote de kefir para outro.


Consistência e Sabor

Geralmente, o kefir tem uma consistência mais fina do que o iogurte. Em termos de sabor, o kefir é mais azedo do que o iogurte. O sabor do kefir é semelhante a uma mistura de iogurte e soro de leite. Por outro lado, o sabor e a consistência do iogurte variam dependendo de como ele é preparado. Alguns iogurtes tendem a ser mais espessos do que outros.




O Kefir é bom para o fígado?


Sim. O kefir pode melhorar significativamente a saúde do seu fígado ao combater a síndrome do fígado gorduroso. Esta condição médica geralmente ocorre quando há um aumento na acumulação de gordura dentro e ao redor do seu fígado.


O fígado gorduroso está principalmente associado à obesidade, diabetes, resistência à insulina, colesterol alto, consumo excessivo de álcool, hepatite viral e alguns medicamentos. No entanto, se o fígado gordo não for causado pelo álcool, é referido como fígado gordo não alcoólico.


De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK), a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) afeta aproximadamente 24% dos adultos nos EUA.


Se não for tratado, um fígado gordo pode facilmente causar inflamação no fígado e até mesmo falência hepática. No entanto, melhorar sua dieta, perder peso e fazer exercícios regularmente pode ajudar a minimizar o risco de ter um fígado gordo e até mesmo melhorar o fígado como um todo.


Estudos recentes mostraram que o kefir pode prevenir e tratar o fígado gorduroso, reduzindo a deposição de gordura dentro e ao redor do fígado. O kefir faz isso inibindo a via da lipogênese, melhorando o gasto de energia e a taxa metabólica basal. Além disso, as bactérias saudáveis encontradas no kefir ajudam no controle do peso, na saúde digestiva, na redução do açúcar no sangue e na diminuição dos níveis de colesterol no corpo.


O iogurte é bom para o seu fígado?

Se você está procurando outra fonte de probióticos totalmente naturais, além do kefir, o iogurte é uma ótima opção. O consumo regular de iogurte é benéfico para o seu fígado pelos seguintes motivos:


* Isso ajuda a reduzir o peso, o índice de massa corporal e os níveis séricos de insulina em jejum. Estes são alguns dos principais fatores de risco da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).


* Reduz os níveis de colesterol e açúcar no seu corpo.


* Ajuda a diminuir a lipoproteína de baixa densidade.


* Ele contém bactérias saudáveis que ajudam a melhorar a microflora intestinal.


* Ajuda a reduzir a quantidade de gordura dentro e ao redor do fígado.


INFORMAÇÕES ESSENCIAIS


Algumas coisas podem prejudicar o seu fígado, como o consumo excessivo de álcool ou o uso de drogas em níveis elevados. No entanto, alguns alimentos também podem ser benéficos para a saúde do seu fígado.


E é fundamental manter o fígado saudável, já que é um órgão poderoso que desempenha diversas funções necessárias para o funcionamento adequado do nosso corpo.


Kefir e iogurte podem ser ótimos complementos para a sua dieta. Ambos oferecem muitos benefícios à saúde devido aos altos níveis de bactérias saudáveis, microrganismos e leveduras que contêm.


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