top of page

Qual a diferença entre Kefir de Água e a Kombucha?



Qual a diferença entre Kefir de Água e Kombucha? Kefir de Água ou Kombucha: qual o melhor, quais as diferenças? Quais as semelhanças?


Tanto as bebidas fermentadas produzidas pelo Kefir de Água quanto o Kombucha ricas em nutrientes probióticos, benéficos para a saúde geral do intestino, fornecendo as bactérias saudáveis necessárias para prevenir a constipação, o inchaço e outras doenças desagradáveis.


Mas quais as diferenças e semelhanças entre o Kombucha e o Kefir da Água? Existem benefícios de um sobre o outro? Você pode ou deveria beber os dois? Vamos entender um pouco mais…


CULTURAS INICIAIS (Starters)


Kombucha: É  feita a partir de um um Scoby (Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras, composta basicamente de celulose (polissacarídeos). Sua aparência é semelhante a uma panqueca ou cogumelo redondo. A Kombucha Pronta  é conhecida por conter uma variedade de bactérias, leveduras e ácidos orgânicos benéficos.


Kefir de Água É feito por meio de pequenos grãos , translúcidos e gelatinos, Não são de fato ‘grãos’ como trigo, centeio, cevada, feijão, sendo apenas uma referência visual. A bebida fermentada pronta feita pelos Grãos de Kefir de Água também é conhecida por conter uma variedade de bactérias e leveduras benéficas.


SAIBA MAIS: O que é Kombucha?       e      O que tem no Kefir de Água?


MODO DE PREPARO


Kombucha: Geralmente preparado com Água, Chá (Verde ou Preto, preferencialmente) e Açúcar, além de o Líquido Starter e uma Cultura de (Scoby).


Kefir da Água:  Geralmente preparado com Água, um tipo de Açúcar (Mascavo, Demerara), Suco, Água de Coco ou até Leites Vegetais e então os Grãos de Kefir de Água.


TEMPO PARA FICAR PRONTO


Kombucha:  Primeira Fermentação (obrigatória), em média, acima de 5 a 7 dias (120h a 168h). Segunda Fermentação (opcional): Adiciona-se mais 2 a 3 dias (48h a 72h)


Kefir da Água:  Geralmente pronto em 1 ou 2 dias (24 a 48 horas).


SABOR DO KOMBUCHA E DO KEFIR DE ÁGUA


KombuchaLevemente adocicado, frisante, leve avinagrado,  e pode ser efervescente. O sabor varia muito dependendo do tempo de fermentação e do chá usado. O tempo de  fermentação, em especial, determina se o Kombucha terá um sabor muito suave ou um gosto acentuado de vinagre. Essa característica deve ser controlada diariamente, provando a bebida.


Kefir de Água: Levemente doce, frisante leve, levedada. O tempo de fermentação também determina o quão amarga / fermentada poderá ficar a bebida, já que o teor de açúcar inicial está sendo consumido pelos grãos.


Qual é o melhor: Kefir de Água ou Kombucha?


Kombucha: Ótimo auxiliar digestivo. Devido a presença do Chá (Camellia sinensis), contém polifenóis, aminoácidos, antioxidantes e compostos bioativos importantes. Além das bactérias benéficas, também contém alguns ácidos e enzimas que auxiliam na quebra dos alimentos.


Kefir de Água:  É uma bebida com propriedades probióticas em geral. Embora contenham enzimas e ácidos, eles não parecem ter um efeito tão forte quanto os do Kombucha. No entanto, o Kefir da Água contém um número maior de cepas bacterianas do que na Kombucha.


Ambas são bebidas benéficas que ajudar os sistemas naturais do corpo, imunidade geral, trânsito intestinal e são ótimos para a hidratação. Dependendo de suas necessidades, consumir um ou ambos é uma questão de gosto pessoal.


QUAL É O PRÓXIMO PASSO?

Tornamos mais fácil pra você iniciar seu contato com Kombucha e Kefir de Água! Com o Kombukit ou KefirKit Água, você precisa apenas de água filtrada para produzir sua própria bebida! Confira na Lojinha.


Fonte: Cultures for Health adaptado e complementado por Probióticos Brasil

Comments


bottom of page