top of page

Qual a origem do Kefir de Leite?

origem-kefir-leite-graos-surgiu-iogurte-palavra-historia-beneficios-faz-bem-mal-consumo-quantidade-onde-encontrar-achar-conseguir-comprar-doador-doacao-lista-whatsapp

Qual a origem do Kefir de Leite? De onde surgiu a palavra Kefir?


O nome é oriundo da palavra eslava Keif, que significa bem-estar e também é conhecido por outros nomes: kéfer, kefyr, kiaphur, kepi, knapon. É uma bebida consumida há muito tempo no Cáucaso, na Russia, uma região da Europa oriental e da Ásia Ocidental, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, que inclui a cordilheira do Cáucaso e as planícies adjacentes.


Em sua história conta-se que os tártaros, um grupo étnico proveniente da Turquia, teria recebido o fermento e o transmitido de geração em geração e ao que chamavam “milho do profeta de Maomé” que, por sua vez segundo a tradição, o recebeu de Alá.


Para obter esta bebida espumosa os tártaros semeavam os grãos de Kefir no leite de cabra, vaca ou ovelha, colocando-a em bolsas de pele que logo atavam e transportavam em cima dos camelos. A bebida era guardada zelosamente por acreditarem que se fosse conhecido dos infiéis, o produto perderia a eficácia, mesmo para os crentes.


Foram os médicos russos, estabelecidos na região do Cáucaso, que notaram as qualidades terapêuticas da bebida, empregando-a no tratamento de diversas doenças do aparelho digestivo e ampliado o seu uso para os países próximos.


A origem dos Grãos de Kefir de Leite é um mistério. Acredita-se que eles tenham surgido de forma natural, a partir de uma combinação de bactérias e leveduras que se desenvolveram em leite fermentado. Os Grãos de Kefir de Leite são compostos de uma matriz de proteína e polissacarídeos que abrigam as colônias de bactérias e leveduras.


Uma teoria sobre a origem dos Grãos de Kefir de Leite é que eles podem ter surgido nas montanhas do Cáucaso, onde os povos caucasianos já praticavam a fermentação de alimentos há milhares de anos. O leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando em uma bebida efervescente e saborosa. Os caucasianos teriam observado que essa bebida era benéfica à saúde e teriam começado a cultivá-la intencionalmente.


Outra teoria é que os Grãos de Kefir de Leite podem ter sido introduzidos na Europa pelos monges tibetanos. Os monges tibetanos são conhecidos por sua longa tradição de uso de probióticos, e eles podem ter trazido os grãos de kefir para a Europa quando viajaram para o continente.


Independentemente de sua origem, os Grãos de Kefir de Leite são uma fonte valiosa de probióticos. Os probióticos são microrganismos vivos que podem trazer benefícios à saúde, como melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças crônicas. Os Grãos de Kefir de Leite são uma ótima maneira de adicionar probióticos à dieta.


QUAL O PRÓXIMO PASSO? Adquirir, cultivar e no dia a dia, usufruir e aprender mais sobre os Grãos de Kefir de Leite. Acesse nossa Lojinha e garanta já o seu! https://probioticosbrasil.com.br/


Quer aprender Novas e Criativas Receitas com Kefir de Leite? Acesse nosso E-Book!


Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos


🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/

👨‍🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/

📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho

תגובות


bottom of page