A temperatura ótima, para a maioria dos micro-organismos que constituem os grãos do Kefir, é em torno de 22 graus. No entanto, como não temos essa condição em permanente controle, sugere-se deixar o vasilhame em local mais aquecido quando o clima for mais frio. Na maioria das situações o Kefir é feito em temperatura ambiente (5 a 40 graus). Em regiões muito frias, você precisará que seu Kefir seja mantido em temperatura maior que 10 graus.
Isto não é 100% essencial, mas abaixo desta temperatura, seu Kefir exigiria muito mais tempo para fermentar (aproximadamente 3 x mais) e temperaturas muito baixas por um longo tempo podem inibir certos tipos de lactobacilos da microflora dos grãos.
Os caucasianos faziam Kefir embolsas de pele de cabras e durante os meses mais frios, deixavam-nas ao sol durante o dia e próximas a uma lareira durante a noite.
Todas essas mudanças de temperatura, ainda mais o nosso clima tropical brasileiro, pode afetar o aspecto final do seu Kefir (após 24h ou menos de fermentação). Então, não há nada incomum, mas sim a temperatura ambiente que pode ter sido maior ou menor no local de fermentação dos grãos.
Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos
🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/
💟 Siga-nos no Insta: https://www.instagram.com/probioticosbrasil/
👨🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/
📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho