top of page

Como fortalecer os Grãos de Kefir de Água?

Muitas receitas online sugerem a adição de certos alimentos e ingredientes para fortalecer, enriquecer, nutrir melhor os Grãos de Kefir de Água quando parecem não crescer, multiplicar ou quando ficam uma espécie de ‘areia’, ‘arenoso’, ‘esfarelando’, ‘farelo’. Outras vertentes dizem o contrário. Então, qual é a verdade?


As sugestões de fortalecimento dos Grãos de Kefir de Água durante a fermentação regular incluem: casca de ovo triturada, uva passa, frutas secas, limão, ameixa, figo, gengibre, suco de uva, bicarbonato de sódio, entre outros.

A ideia da adição desses alimentos é apenas fornecer aporte adicional de minerais, um dos nutrientes favoritos, além de essenciais para a saúde e vitalidade dos Grãos. Mas existe algum problema nesse tipo de adição?


Depende. Os resultados podem: a) Dar certo b) Não dar certo c) Danificar / Alterar a biologia dos Grãos.

a) Alguns casos, onde a qualidade do açúcar não é satisfatória, essas medidas podem sim, resultar em aumento / multiplicação dos Grãos, mas dificilmente resolve o problema dos grãos esfarelados, por exemplo.


b) Você talvez invista tempo e dinheiro nessas adições e não consiga alcançar seu objetivo. Em nossas experiências não observamos melhoras efetivas na qualidade e na atividade dos Grãos de Kefir de Água.


c) Há um risco real de usar alimentos que podem contaminar (não efetivamente matar) seus Grãos. Por isso é preciso muita cautela e fundamental fazer esses testes com Grãos Excedentes, nunca em sua colônia inteira!



Existe um modo mais orgânico de fazer esse ‘fortalecimento’. Se você usar apenas açúcares de boa procedência e qualidade, de forma única, alternada ou combinada, não há necessidade de adição de ingredientes / alimentos complementares para nutrir adequadamente seus Grãos de Kefir de Água.

Segue então um resumo do que você pode fazer para melhorar a qualidade de sua Fermentação e de seus Grãos:


a) Use açúcar de boa qualidade, rico em minerais (Mascavo, Melado, Rapadura), sempre embalado e de marcas conhecidas. Evite açúcar a granel (procedência incerta, risco de umidade – fungos-, validade desconhecida).


b) Faça combinações entre açúcares. Por exemplo: Açúcar de Coco (Forte) com Açúcar Refinado (Fraco).


c) Avalie as condições físico-químicas da sua água (Baixo cloro, que seja Filtrada ou Mineral).


d) Controle corretamente o tempo de fermentação, evitando exceder 48h.


e) Caso seus Grãos estejam ‘esfarelado’, tipo ‘areia’, lave-os na peneira com água filtrada, deixando apenas os Grãos maiores, passando pela peneira os ‘farelos’. Fermente apenas os maiores.



IMPORTANTE! Nenhum tipo de fortalecimento, nem alteração de açúcar vai ajudar seus Grãos esfarelados. Siga o Item e) meticulosamente e conseguirá salvá-los. O descarte pode ser imenso, mas trará ótimos resultados!


ATENÇÃO: Embora as sugestões acima tenham sido experimentadas e testadas, é possível que ele não funcione em todos os Grãos de Kefir de Água. Verifique também se não estão mortos / inativos: Não fermentam mais, a água permanece inalterada (sabor, cor, odor) por diversas fermentações consecutivas, entre outros. Essa imprevisibilidade não é incomum ao trabalhar com microrganismos vivos. Caso isso aconteça, descarte seus Grãos e obtenha novos em nosso Site clicando aqui.


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN 3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil


QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ainda tem DÚVIDAS sobre seus Grãos de Kefir de Água? Manda uma mensagem para nossa Equipe e vamos te ajudar! Juntos pelo crescimento da cultura probiótica no Brasil!

2 Comments


Jenildaalvesdias
Jan 30

Eu posso usar açúcar demerara

Like

dimpardo
Jul 12, 2023

Porque o kefir de água bóia?

Like
bottom of page