top of page

Como cultivar Kefir de Leite no frio

Com as baixas temperaturas seu Kefir de Leite tem demorado para fermentar? Mudou o aspecto ou aparência? Fique em paz! É normal que ele se comporte de maneira mais lenta nessa época do ano.


O Kefir de Leite prefere temperaturas médias entre 22°C e 25°C, faixa onde o processo fermentativo ocorre de forma mais efetiva, equilibrada e constante, sendo de mais fácil monitoração e comportamento.


Em baixas temperaturas, o leite fermentado pronto tende a ficar mais grosso, encorpado, consistente e os Grãos de Kefir de Leite mais unidos, firmes, compactos. Em altas temperaturas o leite fermentado tende a ficar mais fino, líquido, ralo e os Grãos mais moles, macios, granulares e outros até com aspecto de manta, fitas.


Em temperaturas de 20°C e 30°C e nas proporções corretas, seu Kefir de Leite fica pronto em até 24h (1 dia) . Em temperaturas abaixo de 20°C, seu fermentado pode demorar até 48h (2 dias) ou mais para ficar pronto.



Bom, se o leite não pode ser quente e o pote da fermentação não pode ser colocado em forno aquecido, como fermentar o Kefir de Leite nos dias frios?

COMO MANTER SEU KEFIR DE LEITE EM TEMPERATURA IDEAL DE FERMENTAÇÃO


Quais os cuidados, dicas, orientações para manter o seu Kefir de Leite aquecido durante o inverno ou nas baixas temperaturas do ano? Veja sugestões que podem te ajudar a fermentar melhor nessa condição climática.


1) Use menor quantidade de leite. Por exemplo: 300 ml para 1 colher (sopa) de Grãos. Assim você terá maior quantidade de microrganismos atuando no líquido, fermentando seu lote em menor tempo.


2) Aumente o tempo de fermentação. Se em dias com temperatura tropical, seu Kefir de Leite fica pronto em 24h, deixe 36h, 48h ou até mais para completar o ciclo de fermentação. Lembre-se de mexer a cada 12h para facilitar o consumo dos nutrientes do leite fresco pelos Grãos de Kefir.


3) Coloque seu Pote em um local mais aquecido: em cima da geladeira, do armário, prateleira, já que no alto a temperatura do ar tende a ser mais quente; dentro do forno ou micro-ondas desligado também são opções.


DICA LEGAL: Para encontrar o local ideal você pode deixar potes com água em vários lugares da casa por 6 a 12 horas e depois coletar a temperatura deles com um termômetro e decidir a melhor opção.


4) Você pode envolver o Pote em um pano grosso, manta, cobertor ou uma toalha mais grossa que isole a temperatura externa. Para melhores resultados, adquira nossa Manta Térmica de Proteção.


5) Coloque ao lado do Pote, uma lâmpada incandescente (aquelas amarelinhas) ou envolva-o com um cordão de lâmpadas (Tipo aquelas ‘luzinhas de Natal’). Às vezes isso é suficiente para mantê-lo aquecido.


6) Você pode fazer uma espécie de Banho-Maria (bain-marie, técnica de aquecimento à base de calor indireto). Coloque seu Pote dentro de um Recipiente que cubra até 3/4 do volume dele e despeje água morna até 40°C. Repita esse processo a cada 3 horas. (Esse é trabalhoso, mas é uma opção).


7) Adquira uma Caixa de Isopor ou Bolsa Térmica que caiba seu Pote. Cubra-o normalmente com tecido, mas deixe a Caixa ou Bolsa com uma pequena abertura para que o oxigênio entre.


8) Se tiver um Aquecedor Portátil, deixe-o ligado à noite, por um período de 8h pelo menos, a uns 30 cm do seu Pote. Ao término, mexa seu fermentado e mantenha em temperatura ambiente, o restante do processo.


9) Existem Tapetes / Placas de Aquecimento Elétrico (Para Pet, Anfíbios). Você pode colocar seu Pote em cima dele e deixar fermentando. Em média elas aumentam até 5°C da temperatura ambiente. Leia o Manual de Instruções para verificar a temperatura máxima, já que alguns modelos aquecem muito em relação à temperatura ambiente.


10) Para melhor acompanhamento, recomendamos fixar um Termômetro Adesivo (clique aqui) em seu Pote de Fermentação para monitorar a temperatura ou adquira um Termômetro Digital ou Tipo Espeto.

POSSO USAR IOGURTEIRA PARA A FERMENTAÇÃO DO KEFIR DE LEITE?

Depende. Algumas marcas mantém temperatura entre 42-45°C, sendo adequada para a fermentação de certos tipos de culturas lácteas, mas não para o Kefir de Leite, onde algumas bactérias e leveduras são danificadas. Então, caso queira usar, tenha um Termômetro Digital e monitore a temperatura. Se exceder 35°C, melhor evitar o uso.


Em todos os casos vemos a importância do binômio TEMPO X TEMPERATURA, então não se apavore e busque alternativas que facilitem o seu dia. Se não puder investir tempo no controle da temperatura, por exemplo, seus Grãos não serão danificados. Deixe fermentando um período maior apenas e bons resultados virão do mesmo modo!


Tem outras Dicas para fermentar melhor o seu Kefir de Leite no frio? Compartilhe com a gente!


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil


QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Ainda não tem seus Grãos para fazer Kefir de Leite ? Clique aqui! Para facilitar temos também um Kit Completo de Fermentação com tudo o que você precisa pra começar hoje mesmo! Boas fermentações pra gente!

Comments


bottom of page