top of page

Como equilibrar meus Iogurtes Infinitos?

Meu Iogurte Infinito tá ralo, talhando, coalhando, criando coágulos , está ácido demais. Meu iogurte infinito está ficando amarelado, com uma camada / nata por cima, cheio estranho, estragado. O que fazer?


Essas são as principais alegações dos Cultivadores de Iogurtes Infinitos e que são facilmente controladas, seguindo as orientações a seguir.


DÚVIDA 1: MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ RALO DEMAIS



Lembre-se sempre da Regrinha da Proporção para cada Tipo de Cultura. Seja Iogurte Infinito, Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Levain e outros Alimentos Fermentados, equilibrar e monitorar esse parâmetro é fundamental para obter resultados satisfatórios.


Para Iogurtes Infinitos, sugerimos 1 colher (sopa) rasa, cerca de 10 a 15 g de Leite Fermentado Pronto para cada 200 a 250 ml de Leite Fresco.


Deixar 24h em temperatura ambiente, sem mexer. Se ficar ralo, simplesmente reduza a quantidade de Leite

Fermentado Pronto para o próximo ciclo, até encontrar o equilíbrio de sua produção.


Lembrando que : 1) Utilizou Leite Integral? Semidesnatado ou Desnatado não são indicados. 2) Mudou a Marca de Leite? Observe possíveis alterações. 3) Temperatura oscilou? Resultados alteram, então monitore, lembre-se ou anote tudo, sempre que possível.


Por que preciso reduzir a quantidade de Leite Fermentado Pronto? Porque haverá maior disponibilidade de nutrientes do leite e menor disputa de microrganismos, permitindo uma fermentação leve, suave.


Outra dica bacana é fazer a Maturação do Leite Fermentado: Leve o leite fermentado à geladeira, por pelo menos 12h. Temperaturas mais baixas diminuem a acidez, além de maturar o leite, aumentando seu aporte de vitaminas do Complexo B e deixando-o mais consistente e encorpado.



DÚVIDA 2: MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ COALHANDO, TALHANDO



Esse aspecto é observado como minúsculas partículas, massinhas de leite em parte líquida do fermentado. Além da orientação do item acima, é importante observar a Temperatura da sua região ou no local de Fermentação.

Quanto menor a temperatura (média de 20°C), mais lento será o processo de fermentação. Quanto maior a temperatura , (média de 30°C), mais rápido será o processo de fermentação.


Se necessário, deixe fermentando: 12h em temperatura ambiente e 12h sob refrigeração. Atenção apenas à possível Contaminação Cruzada dentro de sua geladeira!



DÚVIDA 3 – MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ ÁCIDO DEMAIS



O impacto na acidez é que no processo de fermentação, os microrganismos do Iogurte Infinito, convertem / consomem o açúcar do leite, lactose (composto por Galactose + Glicose) em Ácido Láctico e esse, em grandes quantidades justamente pelo desequilíbrio de proporções, fica em maior quantidade, então o gosto ‘ácido’ ´prevalece. Nesse caso, observe e equilibre os aspectos citados nas Dúvidas 1 e 2.


Outra sugestão para que consiga consumir na hora é adicionar um pouco de leite fresco, o que vai aumentar o pH e deixar a bebida mais suave.


LEMBRE-SE: AS culturas lácteas precisam de novo leite fresco periodicamente para sua nutrição adequada. Caso não tenham, o microrganismos continuam consumindo ao máximo a lactose disponível, saturando em ácido láctico, levando à acidez.



DÚVIDA 4: MEU IOGURTE INFINITO ESTÁ FICANDO AMARELADO, COM UMA NATA POR CIMA.



Fique tranquilo, isso também ocorre com o leite fresco fervido e depois em repouso. Apenas remova essa película e consuma normalmente.


Fique atento apenas se ficar um amarelo muito escuro, o que pode ocorrer se a fermentação ultrapassar 48h ou mais sem a troca de leite, porque pode ter alguma contaminação.


Diferente do seu parente próximo, o Kefir de Leite, os microrganismos contidos nas culturas de Iogurtes Infinitos são extremamente sensíveis e podem deteriorar e contaminar facilmente caso não sejam cuidados de forma contínua, com as trocas de leite regulares e cotidianas.



ORIENTAÇÕES EXTRAS PARA O CULTIVO DOS IOGURTES INFINITOS


1) Mantenha uma rotina diária de troca. Ex.: Ao acordar; Antes ou após o trabalho; Antes de dormir; Após o almoço, lanche ou jantar. Nos finais de semana, mantenha esse padrão o máximo que puder e seja rigoroso, evitando deixar por mais de 48h sem a troca de leite.


2) Plano de Troca: Se seus horários oscilam demais, coloque uma Etiqueta no Recipiente de Vidro para melhor organização do horário de início e término previsto da fermentação.


3) Redução de tempo: Se está fermentando demais, consuma antes: Fermente por 20 -24 horas se fermentava em 36 ou 48 horas; Fermente 12 horas – 15 horas se fermentava em 24 horas. Com o cultivo regular, você mesmo vai descobrir o tempo ideal de fermentação de acordo com o seu paladar.


4) Ciclo de alternância: Se a média de temperatura no local de fermentação é acima dos 28ºC, então num ciclo de 24h, faça 12h em temperatura ambiente, mexa bem o líquido, tampe com o tecido e leve para a geladeira por outras 12h. Desse modo, o processo de fermentação é retardado e a chance da bebida equilibrar, é alta.


5) Equilibrar temperatura: a) Você pode colocar seu Recipiente de fermentação dentro de uma bacia com água fria ou com cubos de gelo, uma espécie de Banho-Maria Frio. b) Outra opção é deixar um mini ventilador de pilhas ligado e direcionado para o recipiente durante esse período de temperaturas mais altas. c) Se algum cômodo da sua casa ou trabalho fica com o ar condicionado ligado, deixe seu Recipiente nesse local. d) Use sempre leite gelado na troca, assim ele vai demorar mais para atingir as temperaturas mais elevadas.


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil


QUAL O PRÓXIMO PASSO? Agora que você aprendeu mais sobre os Iogurtes Infinitos Clique aqui e saiba mais como obter o seu!


Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, Cursos, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos


🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/

👨‍🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/

📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho

bottom of page