top of page

Como fazer a segunda fermentação da Kombucha?




Como fazer a segunda fermentação da Kombucha?


Após o término da primeira fermentação de sua Kombucha, você poderá saborizar e até produzir um refrigerante natural usando a segunda fermentação, um processo bem divertido e repleto de possibilidades.


Assim como os vinhos e espumantes, a Kombucha também possibilita a alteração do seu sabor e do resultado final através de algumas técnicas.


Um dos maiores benefícios de fazer seu próprio Kombucha em casa é a possibilidade de influenciar o sabor de sua Bebida Pronta, fermentada pelo SCOBY, além de criar novas combinações para você e sua família se deliciarem!

Você pode adicionar Aromas, alterar o Tipo de Chá ou até ajustar Tempo de Fermentação para obter resultados diferenciados. Os processos podem ser combinados, mas são distintos. Entenda qual o objetivo de cada um:


A saborização ou aromatização é a adição de sabores ouna Kombucha Pronta. A 2ª Fermentação, pode ou não ter novos sabores e tem geralmente o objetivo de criar um efeito gaseificado.


Na 2ª Fermentação, as leveduras já existentes na Kombucha Pronta são alimentadas pelos açúcares (*) contidos no sabor escolhido, transformando-os em gás carbônico, permitindo a produção de gases de fermentação, resultando em uma bebida probiótica levemente carbonatada (gaseificada), pela qual é frequentemente conhecida, sendo um ótimo substituto do refrigerante, mas com propriedades biológicas e naturais muito superiores!



COMO INFLUENCIAR O SABOR DO KOMBUCHA


Opção 1. Escolha um chá diferente O Tipo de Chá utilizado na 1ª Fermentação do Kombucha pode alterar o sabor final, mesmo sem a adição de aromas adicionais. Do verde, ao preto ou branco, cada variedade confere seu diferencial.

Experimente também combinações em Blend (50% de um e 50% de outro) ou faça sua própria mescla de proporções. Você encontrará sabores bem especiais.



Opção 2. Modifique o tempo de fermentação Quanto mais tempo o Scoby e o Líquido Starter fermentarem, menos doce e mais ácida / vinagrada será a bebida. Por isso, em nosso clima brasileiro com média de 20 a 30°C, recomendamos fermentação mínima de 5 a 8 dias.


Dica: Após 5 dias, comece a provar sua Kombucha, usando uma colher de plástico, inox, um canudo, uma seringa ou até uma pipeta. Quando o sabor atingir a doçura ou acidez desejada, interrompa o processo despejando a Kombucha Pronta em garrafas ou recipientes para dar sabor OU seguir para 2ª Fermentação OU beber puro.


Opção 3. Adicione sabor / aroma


O QUE VOCÊ VAI PRECISAR

-> Kombucha Pronta após a 1ª Fermentação (Remover o Scoby) -> Sabor de sua preferência – Veja abaixo: OPÇÕES DE SABORIZAÇÃO DE KOMBUCHA -> Garrafa PET (Plástica) com Tampa


MODO DE PREPARO 1. Coloque um pouco da Kombucha Pronta dentro da Garrafa PET.

2. Adicione a Saborização de sua preferência.

3. Complete a Garrafa com o restante da Kombucha Pronta, deixando de 2 a 3 dedos de distância da tampa.

4. Caso não queira uma bebida gasosa, leve à geladeira. Caso queira uma bebida gasosa, tampe bem a garrafa e deixe fermentando fora da geladeira de 24 a 72 horas ou até que perceba o endurecimento da garrafa.

5. Após a carbonatação, leve à geladeira pelo menos 12h para ficar bem geladinho.

6. Abra com cuidado a Garrafa, o conteúdo pode estar sob pressão. Deguste e aprecie seu novo Kombucha!


RECOMENDAÇÕES:

  • “Arrote” a Garrafa pelo menos 1x por dia para liberar a pressão. (Para “arrotar”, basta abrir lentamente o recipiente para liberar o gás e selar novamente).

  • Se sua garrafa ficou rígida e está com medo de abrir, coloque uma toalha por cima da garrafa e abra a tampa, liberando o gás suavemente. Se preferir abre sobre a pia ou em local mais seguro pra você.


OPÇÕES DE SABORIZAÇÃO DE KOMBUCHA


Um bom equilíbrio fica entre 10 até 20% de sabor em relação ao volume de Kombucha Pronta.


Suco de Fruta: ½ copo (100 ml) a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.Uva, Manga, Pêssego, Goiaba.


Frutas Secas ou Desidratadas: Adicione 15g (1 colher sopa) a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.: 20 uvas passas ou 4 ameixas ou 3 tâmaras ou 3 damascos.


Frutas Frescas ou Congeladas: Adicione 100g a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.: 1 maçã ou 1 laranja ou 1 pera ou 1 goiaba ou 1 pêssego pequeno. 5 morangos ou 1 fatia de melão picado.


Cascas de frutas cítricas: Adicione uma ou duas tiras de casca de laranja ou limão ou Ou 1 colher de (sopa) de raspas. Prefira frutas orgânicas, sem pesticidas.


Gengibre: 1-2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado ou fatiado a cada 1 litro de Kombucha Pronta.


Vegetais Frescos: Adicione 100g a cada 1 litro de Kombucha Pronta. Ex.: Beterraba, Cenoura, Batata Yakón.


Chás Diversos: ½ copo (100 ml) de chá pronto a cada 1 litro de Kombucha Pront\. Ex.: Camomila, Hortelã, Erva Cidreira, Hibisco, Canela, Chá Indiano, Frutas Vermelhas, entre outros.


Ervas e Especiarias: Adicione pequenas porções / punhado à gosto. Ex.: Canela, Cravo, Cardamomo, Lavanda, Alecrim, Anis Estrelado, Baunilha, Noz-Moscada.


EXTRAÇÃO A FRIO – UM TRUNFO DA SABORIZAÇÃO


Saborizações como Frutas Secas, Ervas, Flores, Vegetais, Flores de Chá, Gengibre, Cascas tem melhores resultados se extraídos pela Técnica de Extração a Frio, muito comum no preparo de bebidas e drinks comerciais.


COMO FAZER? Em um Recipiente de Vidro com Tampa despeje até 200 ml do sua Kombucha Pronta, coloque o sabor desejado, tampe e leve à geladeira por até 12h ou temperatura ambiente por até 6h. Coe a bebida, retirando o sabor utilizado, despeje junto com o restante de sua Kombucha Pronta e siga normalmente o Passo a Passo do Envase, Refrigeração ou Consumo .


POSSO APENAS SABORIZAR A KOMBUCHA PRONTA SEM A FORMAÇÃO DE GÁS?

Sim, essa é uma ótima opção também! Adicione o sabor desejado e leve para a geladeira imediatamente. O processo de fermentação continuará em Refrigeração, mas de forma mais lenta, incorporando o aroma gradualmente.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Se usar frutas inteiras, pique ou esmague para liberar mais sabor , removendo após 24 horas. Algumas frutas ficam viscosas depois desse período. Se usar frutas secas, verifique se são livres de conservantes e sulfitos.

  • Frutas como Abacaxi tem Leveduras Selvagens e Manga e Tâmara tem alto teor de frutose e formam muito gás carbônico. Use com critério!

  • Limite o tempo da 2ª Fermentação, no máximo, por 3 dias para que o sabor não fique intenso ou até amargo.


ATENÇÃO: Não consuma Kombucha apenas por modismo, indicação médica, remédio ou uma opção mais barata de probiótico. Se isso for sua motivação, é melhor repensar! Faça dele uma oportunidade de contato com um alimento vivo, natural e principalmente que você tenha gosto, vontade, interesse em consumir e melhorar sua saúde, a partir de suas experiências e resultados fermentativos prazerosos e deliciosos.


Há um milhão de formas diferentes de dar sabor na sua Kombucha! Você tem outras ideias? Escreva pra gente!


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 – 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil


QUAL O PRÓXIMO PASSO? Você sabia que era possível fazer essa Bebida tão versátil com um Scoby (Kombucha)? Legal, né? Se ainda não tem o seu clica aqui e peça o seu ou adquira logo um KOMBUKIT.


Já produz Kombucha e quer se Profissionalizar? Faça o Curso Básico e depois procure-nos para o Avançado!

bottom of page