top of page

Kefir de Leite vs. Iogurtes Infinitos: Diferenças e Semelhanças

Tanto o Kefir de Leite quanto as variedades de Iogurtes Infinitos tem particularidades, aplicações, diferenças e semelhanças se adequando aos paladares, rotinas e objetivos de seus apreciadores e cuidadores.

Nessa jornada do conhecimento, vamos conhecer algumas características de cada um deles?


NUTRIÇÃO PRINCIPAL

Tanto o Kefir de Leite quanto os Iogurtes Infinitos necessitam essencialmente da energia proveniente da quebra da lactose (galactose + glicose) para sua nutrição adequada. De forma esporádica e coordenada, é possível fermentar os Grãos de Kefir de Leite em Leite Vegetais, mas leia com calma a matéria desse link. Clique aqui




CULTIVO

Kefir de Leite -> ‘Grãos’ são adicionados ao leite fresco, tempo de fermentação de 24h, faz-se a coagem dos ‘grãos’ e coloca-se no para fermentar o próximo lote com leite fresco. O leite fermentado gerado já pode ser consumido.

Iogurte Infinito-> “Starter” Desidratado ou Leite fermentado é adicionado ao leite fresco, tempo de fermentação de 24h. Separa-se uma proporção para o próximo lote com leite fresco. Ex.: 1 colher (sopa) e o restante do leite fermentado é consumido.


MEIO DE PROPAGAÇÃO

Kefir de Leite -> ‘Grãos’ macroscópicos (físicos), visíveis, semelhantes esponjinhas, canjicas, flocos . Os “Grãos” fermentam no leite fresco, se alimentam da lactose, crescem e se multiplicam, notórios visual e fisicamente.

Iogurte Infinito -> Colônias microscópicas, invisíveis. Não há ‘Grãos’. Os microrganismos contidos no leite fermentado se alimentam da lactose do leite fresco, mas apenas se multiplicam, não aparecendo fisicamente.


EXCEDENTE DE PRODUÇÃO

Kefir de Leite -> Sim. Os Grãos crescem fisicamente numa taxa de 5 a 8% ao dia, então é preciso guardar, consumir, doar ou descartar.

Iogurte Infinito -> Não. Você só faz o que vai consumir e depois de tomar, repõe. Os microrganismos se multiplicam exponencialmente, invisíveis a olho nu. Farelinhos’ ou ‘leite talhado’ são indícios de ação fermentativa


MANIPULAÇÃO / COAGEM

Kefir de Leite -> Necessita de mistura do leite fermentado, coagem dos grãos, separação e nova fermentação em leite fresco.

Iogurte Infinito -> Necessita de mistura, separação de uma parte do leite fermentado e inoculação em nova fermentação de leite fresco.


EQUILÍBRIO DA BEBIDA (Controle da Acidez)

Kefir de Leite -> Caso o quadrinômio: quantidade de ‘grãos’ x quantidade de leite x tempo de fermentação x temperatura ambiente não forem observados com atenção, o leite fermentado com os Grãos de Kefir de Leite pode facilmente se tornar uma bebida ácida a cada novo ciclo, abrindo uma janela para a repulsa do cuidador em consumir seu fermentado.

Iogurte Infinito -> Controle mais fácil, já que as proporções de leite fermentado pronto para o próximo lote podem ser dosadas à gosto. Mas a atenção proporção x leite x tempo x temperatura são fundamentais!. Se isso não for respeitado, o iogurte talha excessivamente, acidifica e exala forte odor de queijo estragado.


PRATICIDADE E ECONOMIA

Tanto o Kefir de Leite quanto os Iogurtes Infinitos tem baixíssimo custo de manutenção, preparo e consumo e altamente benéficos, se encaixando perfeitamente em um estilo de vida saudável.


BENEFÍCIOS / POTENCIAL PROBIÓTICO ESTUDADO

Kefir de Leite -> É a cultura probiótica láctea natural mais estudada do mundo, obtendo resultados notórios na saúde humana, relacionados aos mais de 20 microrganismos benéficos em sua composição no leite fermentado.

Iogurtes Infinitos -> Tem papel relevante na saúde humana também, mas em menor escala, já que a quantidade de microrganismos é menor e em alguns deles, bem parecidas, além de poucos estudos mundiais ainda.


SABOR / ASPECTO FÍSICO (Formato)

Kefir de Leite -> De sabor e natureza única, ancestral, sabor acentuado, levemente ácido, apresenta pouca variação entre colônias mesmo por localizações geográficas diferentes. Seu formato varia, mas são são igualmente benéficos; uns parecem couve flor, esponjas, outros têm membrana / película, outros são pequenos como grão de arroz ou então eram de uma forma e passaram a ter outra. Todos estes comportamentos e aparências são normais.


Iogurtes Infinitos -> Sabores são diferentes entre si. Saiba mais: Iogurtes Infinitos: Tipos, Sabores e Características Seu formato é único. Em geral é recebido fresco ou desidratado (pó, farofinhas ou ‘placas lácteas).


OS IOGURTES INFINITOS SÃO FEITOS A PARTIR DE KEFIR DE LEITE?

Não, são cepas bacterianas e de leveduras formada de microrganismos, em geral, diferentes do Kefir de Leite, mas que fermentam o leite do mesmo modo.


Para facilitar o aprendizado, elaboramos um Quadro Comparativo entre eles . Clique aqui para fazer o Download



MAS ENTÃO… QUAL ESCOLHER? KEFIR DE LEITE OU IOGURTES INFINITOS


Avalie qual se adapta à sua necessidade e rotina, bem como as características inerentes de cada um. É possível também consumir ambos diariamente ou em dias alternados, já que somam-se os benefícios e amplia a gama de possibilidades de sabores e experimentos deliciosos na sua casa, sozinho ou para a família.


Em um Plano Alimentar saudável, a presença de alimentos probióticos é fundamental e tê-los sempre a mão de forma prática, econômica e descomplicada é um impulso e tanto! Permita-se trazer essa realidade do contato com alimentos lácteos fermentando em seu cotidiano e conte pra gente como tem se sentido. Será bem gratificante!


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil


QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Ainda não tem seu Kefir de Leite? Clique aqui Quer um Combo com Kefir de Leite + Iogurte Infinito? Veja aqui as opções. Outros Infinitos pra você? Olha isso! Se tiver Dúvidas, consulte nossos Especialistas pelo WhatsApp

Comments


bottom of page