top of page

Kefir de Leite pode prevenir e/ou tratar a diarreia?



Kefir de Leite pode causar diarreia?

A diarreia está relacionada entre as doenças mais graves e é uma das dez principais causas de mortes no mundo.


É uma enfermidade preocupante que tem nos probióticos uma das melhores soluções para a prevenção e tratamento. Vamos ver qual a aplicabilidade do uso do Kefir de Leite na diarreia:


Primeiramente, o consumo regular de Kefir de Leite não deve causas diarreia em adultos saudáveis, mas pode causar diarreia se você for intolerante à lactose ou alérgico ao leite.

Os probióticos produzidos no leite fermentado pelos Grãos de Kefir de Leite funcionam agindo no nosso corpo de forma a consumir tanto as bactérias naturais vivas quanto as mortas e podem restaurar o equilíbrio da flora intestinal com grande eficácia comprovada há décadas.


O uso ainda fortalece a barreira natural da mucosa intestinal, diminuem o pH no intestino, eliminam microrganismos danosos à saúde e modulam o funcionamento do sistema imunológico


O Kefir de Leite tem propriedades probióticas capazes de regular a microbiota intestinal, equilibrar distúrbios gastrointestinais, prevenir e tratar doenças, além de rico em cálcio e vitaminas do complexo B.


O Kefir de Leite contém mais microrganismos benéficos do que o leite, sendo um alimento que tem melhor digestão, principalmente para quem tem intolerância à lactose.


O uso regular de Kefir de Leite pode sim, diminuir a gravidade da diarreia e encurtar sua duração. No entanto, é preciso que o consumo seja feito por pelo menos duas semanas de forma constante, ou seja, de modo geral os benefícios não serão obtidos nos primeiros dias.


DIARREIA POR ALERGIA AO LEITE

O Kefir de Leite é feito de leite, de origem animal e não vegetal, portanto, se você é Alérgico ao Leite (que é diferente de Intolerante ao Leite), não deve beber Kefir. Se fizer isso, corre o risco de uma reação alérgica grave.


A diarreia de uma alergia ao leite não é causada pelo sistema digestivo, mas começa com uma reação do sistema imunológico. As proteínas do leite acionam o sistema imunológico para defender o corpo, porque o sistema imunológico as confunde como substâncias nocivas.


Essa reação faz com que o corpo produza substâncias químicas para se proteger. Os produtos químicos causam inflamação e irritação em seu sistema digestivo, sistema respiratório e pele.


DIARREIA POR INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Kefir de Leite, apesar de reduzir a lactose, ainda contém um percentual que pode causar diarreia em alguns indivíduos. De modo geral, o Kefir de Leite contém relativamente pouca lactose, se fermentando por 24h ou 48h.


As culturas vivas na bebida produzem alguma lactase, a enzima que quebra a lactose. Isso reduz a quantidade de lactose no Kefir de Leite. Se sua intolerância é moderada, poderá beber o leite fermentado sem maiores sintomas.


A intolerância à lactose causará diarreia, gases, inchaço e náusea nas primeiras duas horas após a ingestão da bebida.


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES


* Não tome Kefir de Leite ou qualquer outro alimento para tratar a diarreia sem falar primeiro com o seu Nutricionista ou Médico. Lembre-se que não se trata de um medicamento, mas sim um alimento.


* Se você desenvolver diarreia, não use medicamentos antidiarreicos de venda livre, a menos que seja indicado pelo seu médico. Esses medicamentos podem causar mais complicações.


* Se você deseja os benefícios do consumo de Kefir de Leite, mas não pode beber leite, faça uso do Kefir de Água ou Kombucha ou então adquira suplementos probióticos sem lactose.


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil

QUAL O PRÓXIMO PASSO? Aprendeu mais sobre Diarreia e Kefir de Leite? Se quiser Grãos de Kefir, clique aqui ou então se prefere Kefir de Água ou Kombucha, clique aqui e saiba como obter os seus! Dúvidas, só chamar!

Comments


bottom of page