Os alimentos e as bebidas fermentadas são vitais para a saúde humana, mas se você tivesse que escolher apenas um, qual seria o seu favorito? Para ajudá-lo, vamos analisar as diferenças entre o Kombucha e o Kefir de Leite.
KOMBUCHA
O que é? É um chá doce fermentado. Um SCOBY (Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras) é adicionado a um chá doce + Líquido Starter e fermentado aerobicamente (com a presença de oxigênio) por 5-10 dias, produzindo uma bebida efervescente e frisante. Se fermentar por mais tempo, torna-se um Vinagre Probiótico (Ácido Acético).
Qual o sabor? É refrescante, levemente frisante com uma pitada de doce e pode ser saborizado / aromatizado naturalmente de diversas formas. Sua efervescência é leve, apenas o suficiente para fazer cócegas no paladar. Feita em casa o equilíbrio de dulçor, acidez e sabor é controlado e definido por você.
Por quê beber? Contém ácidos orgânicos benéficos que ajudam na digestão e saúde do fígado. Substitui bebidas calóricas, energéticos ou refrigerantes, sem os efeitos do CO2 artificial. Muitos alegam maior energia, disposição e sensação de bem estar após o consumo regular.
É fácil de produzir em casa? Sim! Mas para que o produto final fique pronto, requer paciência, pois o processo pode demorar de 5 a 10 dias na 1a fermentação e mais alguns dias, se fizer a 2a fermentação (aromatização).
Considerações: 1) Devido ao tempo de fermentação mais longo muitas pessoas esquecem de colher a bebida no tempo certo e ela se transforma em vinagre, dificultando o consumo / aromatização. 2) O sabor pode ser desanimador para alguns no início, mas há muitas maneiras de dar sabor ao Kombucha ou diluí-lo com água ou suco, e você ainda terá todos os benefícios!
Saiba mais: Receitas com Kombucha? Clique aqui!
KEFIR DE LEITE
O que é? É um leite fermentado, onde "Grãos" de Kefir de Leite são adicionados a um leite rico em lactose (vaca, cabra, ovelha, etc) e fermentado de 12-48 horas, produzindo uma bebida "similar" ao iogurte, mas com consistência mais líquida.
Qual o sabor? De sabor mais ácido / encorpado que um iogurte natural. Quanto maior o teor de gordura do leite, mais denso e cremoso. Quanto mais tempo de fermentação, mais ácido fica; o equilíbrio é essencial! Consumido puro, batido com frutas, cereais, dessorado rende delicioso cream cheese, cremes ou molhos com ervas.
Por quê beber? Toda fermentação de lácteos facilita nossa a digestão. O leite cru, não pasteurizado contém bactérias que ajudam o corpo a digerir a lactose no leite. Quando pasteurizado, essas bactérias morrem, dificultando a digestão da lactose. No entanto, quando fermentamos o leite pasteurizado, reintroduzimos essas boas bactérias e até pessoas sensíveis aos lácteos consomem leite fermentado com Kefir de Leite e ficam bem. A fermentação também aumenta e torna mais biodisponível todos os grandes nutrientes presentes no leite. Isso inclui cálcio, magnésio, fósforo e muito mais! Além disso, devido ao seu teor proteico, é um ótimo lanche entre as refeições.
É fácil de produzir em casa? Bem simples! Adicione os grãos ao leite, cubra e depois verifique em 12-48 horas e voilá! Leite Fermentado com Kefir está pronto para beber!
Considerações: 1) Pessoas com alta sensibilidade à lactose ou proteínas do leite, podem não se beneficiar da fermentação láctea. 2 )Os Grãos de Kefir de Leite precisam de alimento, no máximo em 48h, senão podem ficar desnutridos e até morrer, então é necessário um cuidado constante 3) Alguns desanimam com o Kefir de Leite porque dizem que está ácido demais; isso se deve a falta de informação sobre o equilíbrio: Quantidade de Grãos x Tempo x Temperatura x Proporção de Leite. Aprenda mais no Vídeo abaixo:
Saiba mais: Receitas com Kefir de Leite? Clique aqui!
MAS AFINAL, QUAL O MELHOR: KEFIR DE LEITE OU KOMBUCHA?
Resposta: A escolha é sua!
Se você prefere a diversão refrescante e edificante de Kombucha ou a nutrição satisfatória do Kefir de Leite, você é o protagonista dessa escolha. O importante é adicionar alimentos fermentados à sua dieta.
Como todas as coisas boas da vida, ambos tem gostos e sabores únicos ao seu paladar e cada um oferece uma série de benefícios diferentes. Por que não fazer um mix diário e consumir ambos? Ótima pedida!
Por: Flávio Viaboni - Nutricionista - CRN3 - 23.271 / SP
QUAL O PRÓXIMO PASSO?
Agora que você já sabe as diferenças entre Kombucha e Kefir de Leite, que tal pedir logo o seu e garantir essa saúde adicional à você e sua família? Temos até um Combo Promocional com os dois! Clica aqui!
Comments