top of page

O que é Kefir de Leite?

o-que-e-kefir-leite-tipos-qualidade-origem-beneficios-faz-bem-mal-consumo-quantidade-onde-encontrar-achar-conseguir-doador-doacao-lista-whatsapp

O QUE É O KEFIR DE LEITE ? É um leite fermentado produzido a partir dos GRÃOS (sementes, mudas, starters) de KEFIR. É originário do Turco "Keif" que significa "bem-estar" ou "bem-viver".


O leite fermentado produzido pelos Grãos de KEFIR DE LEITE é uma bebida muito agradável e rica em propriedades probióticas, subtâncias essas que colonizam a flora intestinal com bactérias benéficas (pró-biota), além de favorecer a eliminação de bactérias nocivas e promotoras de doenças (patogênicas).

Os grãos de KEFIR DE LEITE são massas gelatinosas medindo de 3 a 35 mm de diâmetro, possuem uma aparência semelhante à couve-flor, apresentando forma irregular e coloração amarelada ou esbranquiçada. Nos grãos, existe uma associação simbiótica de mais de 30 microrganismos, entre eles, leveduras, bactérias ácidoláticas, bactérias ácidoacéticas, entre outros envoltas por uma matriz de polissacarídeos referidos como KEFIRAN.


Em outras palavras, é uma interação benéfica entre várias espécies de microrganismos que resulta em vantagens mútuas nessa combinação biológica natural, única e exclusiva desse tipo de grão.


​QUAL A ORIGEM DO KEFIR DE LEITE ? De origem antiga e aparentemente misteriosa, o Kefir era conhecido na antiguidade como a “bebida do profeta”, e o fermento usado para prepará-lo como “Grãos do profeta Maomé”. O Kefir teve sua origem nas montanhas do Cáucaso. Acredita-se que os caucasianos descobriram que o leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando em uma bebida efervescente.


Segundo a tradição, os caucasianos dizem ter recebido os grãos de KEFIR DE LEITE do profeta Maomé, que por sua vez os recebeu de Alá, e assim transmitem de geração em geração, o que explica ter recebido também o nome de “milho do profeta”, em alusão a Maomé.


CARACTERÍSTICAS DO KEFIR DE LEITE: São extremamente nutritivos, tem sabor ácido e encorpado, mas pode ser facilmente controlado com o equilíbrio entre quantidade de grãos, leite e tempo de fermentação. É o probiótico natural mais conhecido e disseminado do MUNDO, passado de geração em geração.


Com certeza você e seus familiares tem uma história e lembrança envolvendo esses grãozinhos mágicos! Com propriedades nutricionais únicas, estudadas e reconhecidas mundialmente em constantes pesquisas, o KEFIR DE LEITE alia sabor saúde e bem-estar, sendo muito prático e versátil, agregando melhorar sua qualidade de vida e saúde intestinal incomparáveis


QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE KEFIR DE LEITE?


Por ser caracterizado como um alimento funcional, o KEFIR DE LEITE traz inúmeros benefícios à saúde. Os micro-organismos probióticos presentes, sobretudo lactobacilos, exercem efeitos potencialmente benéficos sobre o equilíbrio da flora intestinal, reduzindo a ocorrência de diarréia, reduzindo a obstipação, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol.


O KEFIR DE LEITE possui baixo teor de lactose, quando comparado com o leite de vaca, devido a degradação parcial da lactose pelos micro-organismos presentes nos grãos, ao mesmo tempo, também é fonte de cálcio, essencial para a integridade óssea e prevenção da osteoporose, sobretudo em crianças e idosos.


Outros benefícios potenciais associados ao kefir: atividade anticarcino­gênica; síntese de vitaminas do complexo B; aumento da absorção de minerais como ferro, cálcio, zinco; prevenção de alergias e infecções e ativação do sistema imunológico.


A hidrólise parcial da proteína torna a bebida de mais fácil digestão quando comparada ao leite que lhe deu origem. Na fase de maturação à temperatura de refrigeração, ao mesmo tempo em que o álcool e o CO2 são produzidos, ocorre o acúmulo de vitaminas do complexo B que são produzidas pelas leveduras presentes no processo fermentativo.


INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O KEFIR DE LEITE


FAZ IOGURTE INFINITO? Sim. CONTÉM GRÃOS? Sim. DIFICULDADE DE CULTIVO: Fácil / Médio. CONTÉM GLÚTEN: Não. CONTÉM LACTOSE: Sim. CONTÉM SACAROSE: Não. TRANSGÊNICO: Não. NECESSITA DE IOGURTEIRA? Não. BACTÉRIAS E LEVEDURAS MAIS COMUNS NO KEFIR DE LEITE BRASILEIRO: Lactobacillus paracasei, Lactobacillus parabuchneri, Lactobacillus casei, Lactobacillus kefiri, Lactococcus lactis, Acetobacter lovaniensis, Kluyveromyces lactis, Kazachstania aerobia, Saccharomyces cerevisiae e Lachancea meyersii. (Magalhães et al. , 2011).


Obs.1: O KEFIR DE LEITE DE COCO ou KEFIR DE ÁGUA DE COCO NÃO EXISTE! Ele é apenas uma adaptação do meio liquido do Kefir de Água: invés de água, se utiliza leite de coco, água de coco ou outros leites vegetais (Amêndoas, Arroz, Aveia, Macadâmia, Nozes, Soja). Caso queira utilizar o Kefir com leite ou água de coco NÃO adquira o Kefir de Leite, mas sim o KEFIR DE ÁGUA, fazendo a adaptação aos poucos ou após 1 mês de ativação do Starter desidratado. Obs.2: O KEFIR DE FRUTA NÃO EXISTE! Utiliza-se para tal, o Kefir de Água também, aromatizando a água com FRUTAS, durante a fermentação.


ATENÇÃO: Todos os benefícios de saúde associados ao consumo de probióticos naturais, em especial no funcionamento do intestino variam para cada indivíduo. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Gestantes, nutrizes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.


Benefícios comprovados do uso regular de probióticos naturais: * Equilíbrio da flora intestinal, * melhoria na função de digestão dos alimentos, * eliminação de alguns patógenos (bactérias causadoras de doenças), * colonização do intestino com bactérias benéficas (probióticas) e * aumento do sistema imunológico. CUIDADO! Alegações de saúde adicionais com o consumo de probióticos naturais requerem estudos aprofundados e sérios, sendo assim, avalie sua necessidade de consumir com os reais benefícios já confirmados na literatura científica, para não gerar falsas expectativas.


Probiótico: Microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Fonte: FAO/WHO, Organização Mundial da Saúde, 2001.

Referências


KEMP, N. Kefir, the champagne of cultured dairy products.Cultured Dairy Prod.J., p.29-30, 1984.

IRIGOYEN, A. et al. Microbiology, physiocochemical and sensory characteristics of kefir during storage.Food Chemistry, London, v. 90, n. 21, p. 613-620, 2005.

SANTOS, F. L. (Org.) . Kefir: produção artesanal e desenvolvimento de produtos. 1. ed. Cruz das Almas: Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), 2013. v. 1000. 64p. SANTOS, F. L. ; SILVA, E. O ; BARBOSA, A. O ; SILVA, J. O . Kefir: uma nova fonte alimentar funcional?. Diálogos & Ciência (Online), v. 10, p. 1-14, 2012

WESCHENFELDER, S. Caracterização de kefir tradicional quanto á composição físico-química, sensorialidade e atividade anti-Escherichia coli. Porto Alegre-RS:UFRS, (2009). 72p. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil


QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ah! Você ainda não tem seus Grãos? Temos duas opções que atendem sua necessidade! Quer os Grãos + Manual Veja aqui ! Que um Kit Completo de Fermentação? Veja aqui


Quer aprender Novas e Criativas Receitas com Kefir de Leite? Acesse nosso E-Book!


Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos


🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/

👨‍🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/

📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho



Comments


bottom of page