top of page

Qual a diferença entre kefir e coalhada

  • Foto do escritor: Redação - Rei dos Probióticos
    Redação - Rei dos Probióticos
  • 9 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Embora kefir e coalhada sejam ambos alimentos lácteos fermentados, eles não são iguais e apresentam diferenças importantes em composição microbiana, processo de fermentação e efeitos no organismo.


O que é coalhada?


A coalhada é obtida pela fermentação do leite com culturas bacterianas específicas, geralmente bactérias ácido-lácticas. Esse processo transforma a lactose em ácido láctico, resultando em um alimento de textura firme ou cremosa, sabor levemente ácido e microbiota simples, normalmente composta por poucas cepas bacterianas.


Ela contribui para a digestão e fornece proteínas, cálcio e outros nutrientes do leite, mas seu potencial probiótico é limitado, pois possui menor diversidade de microrganismos vivos.


O que é kefir?


O kefir é produzido a partir dos grãos de kefir, uma colônia viva e complexa formada por bactérias benéficas e leveduras, envolvidas por uma matriz natural chamada kefiran. Durante a fermentação, ocorre a produção de ácidos orgânicos, enzimas, pequenas quantidades de gás e compostos bioativos.


Por essa razão, o kefir apresenta:


  • Maior diversidade microbiana

  • Presença de bactérias e leveduras benéficas

  • Maior capacidade de modular a microbiota intestinal

  • Produção de substâncias com potencial antimicrobiano e anti-inflamatório


Principais diferenças resumidas

  • Coalhada: fermentação simples, menos microrganismos, textura firme.

  • Kefir: fermentação complexa, alta diversidade probiótica, bebida fermentada mais ativa biologicamente.


O que dizem os especialistas?

  • Dr. Marco Roberfroid (PhD, Nutrição e Microbiota): destaca que alimentos com maior diversidade microbiana têm maior potencial de impacto positivo na saúde intestinal.


  • Dr. Gregor Reid (Microbiologista, Universidade de Western Ontario): aponta o kefir como um dos alimentos fermentados mais completos em termos de probióticos naturais.


  • Dr. Maria do Carmo Gouveia Peluzio (Nutricionista, UFV): reforça que alimentos https://www.probioticosbrasil.com.br/fermentados vivos, como o kefir, auxiliam no equilíbrio da microbiota e na função intestinal.


Por Que Você Não Pode Esperar?


A saúde intestinal influencia diretamente imunidade, digestão, inflamação e bem-estar geral. O kefir oferece uma combinação única de microrganismos vivos e compostos bioativos que nenhum outro fermentado lácteo tradicional entrega na mesma intensidade.


Adiar a inclusão do kefir na rotina é adiar benefícios que se constroem com o tempo. Quanto antes o intestino recebe diversidade microbiana, maiores são as chances de equilíbrio e resiliência intestinal.


Começar hoje é simples — e pode fazer diferença real na sua saúde a médio e longo prazo.


Na Lojinha da Rei do Probióticos você encontra Grãos de Kefir e outros probióticos de forma segura, confiável e com baixo custo.


Rei dos Probióticos® - 🍶Kefir de Leite, 💧Kefir de Água, 🍚Iogurtes Infinitos 🍷Kombucha 🥗 Alimentos Fermentados -> Culturas, Kits, Acessórios, Chás, Cursos, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos


🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.reidosprobioticos.com.br/

👨‍🎓 Aprenda no Blog: https://blogprobioticosbrasil.com.br/

📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho

bottom of page