Qual a origem da Kombucha?
Uma história comum na internet afirma que o cogumelo do kombucha teve sua origem tão longe quanto 213 a.C. durante a Dinastia Tsin na China. Naquela época, ele era referido como o "chá da imortalidade", o "elixir da vida" ou o "Tsche divino (chá)"[1].
Outra história fala de um médico coreano em 415 d.C. chamado Kombu, que tratou o Imperador Ingyo do Japão [2] com um chá especial. No entanto, isso provavelmente se refere a uma alga marinha e à preparação japonesa de uma bebida de alga fermentada, que frequentemente é confundida com o kombucha.
A história inicial do Japão, o Kojiki ("Registro de Assuntos Antigos"; a crônica mais antiga existente no Japão), menciona um enviado semelhante do antigo estado coreano de Silla, que era "profundamente versado na medicina" e curou a doença do imperador, mas seu nome não era Kombu. Em coreano, ele é pronunciado Kim/Gim Mu, e em japonês, Kin/Kon Mu[3].
Essas histórias se propagaram pela internet. Embora as histórias soem agradáveis, não há evidências ou referências ao kombucha ou mesmo ao chá durante aquele período.
O primeiro registro definitivo da história do kombucha veio da Rússia e da Ucrânia no final do século XIX. Com a ajuda de prisioneiros de guerra russos e alemães durante a Primeira Guerra Mundial, o kombucha começou a se espalhar por novos países rapidamente.
Na década de 1920, o kombucha era popular em toda a Alemanha como um remédio caseiro e popular. Era especialmente difundido na região industrial de Vestfália, na Alemanha. De acordo com o Dr. Harms (1927), o kombucha era "muito procurado em certos círculos e com prazer repassado a outros". Também era vendido em farmácias com nomes como "Mo-Gu" ou "Fungojapon". A partir daí, ele se espalhou por todo o mundo.
O Dr. Waldeck (1927) da Polônia registrou durante a Primeira Guerra Mundial que dividia o quarto com um farmacêutico polonês que lhe mostrou um remédio caseiro russo chamado "cogumelo milagroso", "cogumelo Volga" ou "cogumelo Tea-Kvass"[5].
A própria cultura do kombucha pode ser referida pelos seguintes nomes, mas é mais comumente chamada de 'cogumelo de kombucha', 'mãe' (ou bebê) e 'scoby'. A bebida de kombucha adquiriu muitos nomes de diferentes partes do mundo, incluindo:
Mushroom Tea, cajnyj grib (lit. "tea mushroom" in Russian), grib ("mushroom" in Russian), Tea Kvass, Cajnyj Kvas, Cha Gu, Hongchajun (lit. "red tea fungus/mushroom" in Chinese), Hongchagu ("red tea mushroom" in Chinese), Chameijun ("tea mold" in Chinese), Kocha Kinoko (lit. "red tea mushroom" in Japanese), Heldenpilz, Miracle Fungus, Magical Fungus, Russian Fungus, The Tea Fungus, Indo-Japanese Tea Fungus, Fungus Japonicus, Tibetan Mushroom, Elixir of Life, Gout Tea, Kombucha Tea, Kombucha Organism, Japanese Sponge, The Divine Tsche, Mongolian Wine, Indian Wine, Pichia fermentans, Cembuya Orientalis, Combuchu, Tschambucco, Volga Spring, Mo Gu, Champignon de Longue Vie, Teekwass, Kwassan, Kargasok Tea, Pseudo Lichen, Olinka, Fungojapon, Tea Kvas, TeaKwass, Manchurian Tea, Scoby (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast), Gerbstoffe, Kambucha, Health Tea, Ferment Tea, Tea Cure.
QUAL O PRÓXIMO PASSO? Adquirir, cultivar e no dia a dia, usufruir e aprender mais sobre a Kombucha. Acesse nossa Lojinha e garanta já o seu Scoby, Chás e o que precisar pra começar! https://probioticosbrasil.com.br/
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Harald W. Tietze, 1995, Kombucha" The Miracle Fungus, Tietze Publications, p. 7.
2. Siobhan Roth, Kombucha fermenting a revolution in health drinks, Pittsburg Post-Gazette June 07, 2007.
3. Basil Hall Chamberlain, 1919, The Kojiki: Records of Ancient Mattters, The Asiatic Society of Japan, p. 367.
Chamberlain transcribes the doctor's full name as "Komu-ha-chimu-kamu-ki-mu".
4. Crystal Wong, U.S. 'kombucha': smelly and no kelp, The Japan Times July 12, 2007.
5. Günther W. Frank, A Cow in Exchange for a Kombucha Culture http://www.kombu.de/cow.htm (The Kombucha Journal).
Comentarios