Qual a origem do Kefir de Água?
Não está completamente claro onde ou quando os grãos de kefir de água se originaram, mas a especulação aponta para o México. De acordo com algumas pesquisas, a cultura de tibicos se forma nas almofadas do cacto Opuntia como grânulos duros de kefir que podem ser reconstituídos em uma solução de água açucarada como tibicos propagadores.
Há documentação do final do século XIX sobre o uso de grãos de kefir de água em uma bebida fermentada feita a partir do suco adoçado do cacto de pêra espinhosa no México.
No entanto, existem histórias que situam sua origem, ou pelo menos seu uso, no Tibete, nas montanhas do Cáucaso e na península sul da Ucrânia. A falta de um local de origem específico é ainda mais difícil de determinar, pois as culturas de kefir de água podem ser encontradas em todo o mundo, e nenhuma delas é exatamente igual.
A ausência de uma história registrada também dificulta a determinação de uma data de origem, mas parece provável que esses grãos tenham sido usados por muitos séculos.
NOMES PARA OS GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA: Os grãos de kefir de água são conhecidos por uma variedade de nomes, mas mais comumente são chamados de tibicos, cristais de água japoneses e abelhas da Califórnia. Às vezes, também são chamados de Abelhas Australianas, Abelhas Africanas, Ginger Bees, Ginger Beer Plant, Sea Rice ou Aqua Gems, para citar alguns.
Diferentes países os chamam por nomes diferentes. Na Alemanha, eles podem ser chamados de Piltz; na Itália, Kefir di Frutta; e na França, Graines Vivantes. No México, tibicos (ou tibi) é usado para fazer uma bebida fermentada chamada Tepache, feita a partir de abacaxi, açúcar mascavo e canela.
QUAL O PRÓXIMO PASSO? Adquirir, cultivar e no dia a dia, usufruir e aprender mais sobre os Grãos de Kefir de Água. Acesse nossa Lojinha e garanta já o seu! https://probioticosbrasil.com.br/
Comentários