top of page

Qual o melhor Chá para fazer Kombucha?


Qual o melhor chá para fazer Kombucha? Qual o chá ideal para preparar Kombucha? Qual o chá correto para Kombucha?


Nós, seres humanos consumimos mais chá do que todas as outras bebidas juntas, incluindo refrigerantes, café e álcool. Portanto, faz todo o sentido que um dos principais ingredientes da Kombucha seja o Chá.


Mas antes disso, você sabe o que é Chá? Ouvimos falar de chá verde, chá de camomila, chá de hortelã, chá de erva cidreira, chá mate, entre outros. Mas será que qualquer planta que embebamos em água quente para criar uma bebida seja chamada de Chá? Essa definição pode ser usada para conversas do cotidiano, mas tecnicamente é diferente.


Muitos chamados “chás” não contêm o que a Kombucha precisa para ser preparada com sucesso, especialmente com o passar do tempo de fermentação. Além disso, algumas plantas podem prejudicar nosso Scoby e retardar a formação de elementos saudáveis ​​em nossa bebida caseira.


Vamos dar uma olhada nos melhores tipos de chá para a produção de Kombucha a longo prazo.


O QUE É CHÁ?

O nome latino da planta do chá é Camellia sinensis. Todos os tipos de chá – branco, preto, verde, oolong e chás pós-fermentados (como pu-erh) etc. são derivados da mesma planta. Os diferentes tipos são determinados principalmente pela forma como são processados.


Tradicionalmente, a Kombucha é preparada com Chá Preto (conhecido como “chá vermelho” na China, nomeado pela cor do líquido fermentado resultante, e não pela cor das próprias folhas). A pesquisa mostrou que o chá verde produz a cultura de aparência mais saudável. O melhor chá para Kombucha é geralmente uma mistura, e a receita mais comum para preparar Kombucha inclui uma combinação de chá verde e preto.


O CHÁ É UMA BEBIDA SAUDÁVEL?

Pesquisas demonstram que o Chá tem propriedades curativas e que o processo de fermentação da Kombucha ajuda a potencializar essas propriedades. Por exemplo, com a ajuda da Kombucha, os polifenóis e antioxidantes tornam-se mais biodisponíveis, o que significa apenas que são mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo. Mais uma vez, a Kombucha trabalha com os próprios sistemas da natureza para melhorar sua eficiência: É o que chamamos de Simbiose.


Alguns benefícios para a saúde atribuídos ao Chá são:


* Melhora a microbiota intestinal benéfica

* Fornece imunidade contra distúrbios intestinais

* Previne a cárie dentária devido à presença de flúor

* Normaliza a pressão arterial

Não é de admirar que a Kombucha tenha tantas propriedades curativas. É feito de uma bebida que já traz benefícios incríveis para a saúde. Então a Kombucha facilita a absorção desses benefícios pelo corpo através da mágica da fermentação e de uma pequena colônia de bactérias e leveduras especiais, que acabam produzindo um monte de vitaminas e enzimas que antes também não existiam. Um Bônus incrível para a nossa saúde!


As culturas da Kombucha adoram chá preto e chá verde e produzem SCOBYs grossos e saudáveis ​​em qualquer um deles. Dito isto, o chá preto contém mais combustível para o crescimento do SCOBY, de modo que as culturas geralmente crescem mais rapidamente e de forma mais robusta.



POR QUÊ CHÁ?


O chá contém vários nutrientes e compostos que alimentam a nossa cultura de Kombucha, incluindo nitrogênio, cafeína e teanina. Junto com o açúcar, o chá é a principal fonte de combustível para o Scoby. Quando você prepara Kombucha com infusões de ervas (também chamadas de Tisanas), pode obter uma bebida fermentada deliciosa e saudável, mas com o tempo, devido à falta de nutrientes necessários, a cultura geralmente perdem energia, vigor e e eventualmente morrem.


Isso não quer dizer que Kombucheiros experientes não devam fazer “Kombucha” à base de ervas. Mas, para proteger a saúde de sua cultura, é recomendável adicionar um pouco de chá às ervas ou alternar lotes com a planta do chá para revigorar a cultura. Os iniciantes devem se limitar ao chá mesmo, até que você tenha culturas saudáveis ​​suficientes em seu Scoby Hotel para preparar lotes experimentais.


CHÁ VERDE



O Chá Verde não é fermentado, mas processado delicadamente usando luz solar, aquecimento e rolamento, que libera sua essência. É rico em polifenóis de catequina, particularmente galato de epigalocatequina (EGCG). Aqui estão algumas das propriedades medicinais atribuídas ao EGCG:


* Inibe o crescimento de células cancerígenas sem prejudicar o tecido saudável

* Reduz os níveis de colesterol LDL

* Naturalmente antibacteriano

* Aumenta a imunidade

* Auxiliar na saciedade e processo de emagrecimento saudável


CHÁ PRETO



O Chá Preto tem uma longa história com a Kombucha. A tradução literal da palavra chinesa para Kombucha – 紅茶菌 – é “bactéria vermelha do chá”


Saiba mais: Quais os nomes atribuídos à Kombucha mundialmente.


Acreditava-se que o chá preto não continha os benefícios do chá verde, mas descobriu-se que, apesar de um processo de oxidação mais longo, ele é muito saudável e o mais indicado no preparo da Kombucha.


O Chá Preto é mais rico em purinas, que ajudam e estimulam a circulação sanguínea. As mulheres, especialmente, podem ter má circulação nas extremidades e beber Kombucha feito com chá preto pode melhorar essa condição.


CHÁ BRANCO



O Chá Branco é colhido dos brotos e folhas mais jovens e delicados, cobertos por finos pelos brancos e localizados no topo da planta do chá. Uma vez colhidos, eles podem murchar levemente ao sol e depois são suavemente secos para evitar mais oxidação enzimática (o que significa que ficam mais escuros com a exposição ao ar, como uma maçã).


Este processo de secagem suave protege o sabor delicado do chá e garante que a maior quantidade de antioxidantes esteja presente na bebida. O chá branco produz um Kombucha de sabor mais suave, rico em catequinas.


CHÁ OOLONG



Parcialmente fermentados, os oolongs vêm em centenas de variedades com base no local de cultivo e na criatividade ilimitada dos produtores.


O Chá Oolong dá ao produtor de chá a oportunidade de colocar sua personalidade nas folhas. Diferentes regiões irão fermentar os chás entre 10% até quase 90%, com base em suas longas tradições de processamento de chá.


Então, qual o melhor Chá para fazer Kombucha?


Todos esses chás, em suas variedades aparentemente ilimitadas, demonstraram produzir Kombucha deliciosos e manter a saúde de seus Scobys.


Isso se deve ao fato principalmente de terem como base a Planta Camellia sinensis, sendo a mais estudada mundialmente no preparo, cultivo e consumo de Kombucha.


Nossa sugestão é utilizar puro, misturar (fazer seu Blend) ou combinando Chás para obter novo sabores e encontrar o que mais gosta. Essa alquimia é perfeita para a variedade de nossas Kombuchas.




Quais Chás para Kombucha devemos evitar?


Chás com Sabor ou Infusões de Ervas: Muitos levam combinação de Chá Verde com limão, laranja, gengibre, uva, canela, além de outras Tisanas (Camomila, Menta, Hortelã). Como mencionado, esses ingredientes além de não serem capazes de fornecer os nutrientes necessários para alimentar sua cultura de Kombucha, podem interferir na capacidade de absorver oxigênio, ou propriedades antibacterianas, já que contém óleos essenciais que podem danificar a saúde do Scoby.


Chás Defumados: como Lapsang Souchong. Embora tecnicamente não danifiquem o Scoby, o sabor é uma combinação que pode não ser apreciada por algumas pessoas.


Chá Solúvel em Pó, Instantâneo: Esses Chás são processados de forma industrial, adicionados de conservantes, corante e adoçantes (Stevia, Frutose). Não precisa nem dizer que devem ser evitados para qualquer produção de Kombucha seja na F1 ou F2!


Chá em Cápsulas: Algumas pessoas já pensaram em adicionar o Pó das Cápsulas de Chá Verde em suas fermentações, mas a concentração pode ser muito alta e ficar um gosto ruim, sem contar o processamento industrial que foi feito até ser encapsulado.


Mas vamos lá...


Excluindo as duas últimas Orientações para evitar, as demais podem ser utilizadas sim, especialmente na Segunda Fermentação (F2), trazendo novos sabores e combinações. Essa é a parte legal da Kombucha: A Experimentação! E nisso você pode se divertir, mas sempre com moderação! rs.


Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 -23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil - Adaptação Kombucha Kamp


QUAL O PRÓXIMO PASSO? CLIQUE AQUI e conheça nossa linha de CHÁS e TISANAS para o preparo ideal de sua Kombucha


Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, Cursos, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos


🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/

👨‍🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/

📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho

Comments


bottom of page